Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Pink Elephant Shoe

20
Out16

PREVENTION IS THE WAY TO GO


Já escrevi e apaguei umas quantas vezes esta frase, porque não sei como começar. Estou habituada a partilhar imenso convosco, mas muito pouco da minha vida pessoal. No entanto, não podia passar o meu alerta de outra forma. Como todos sabem, Outubro é o mês da consciencialização do cancro da mama e eu propus a algumas meninas unirmo-nos e tornarmos esta semana um pouco mais cor-de-rosa aqui no mundo dos blogs, numa chamada de atenção



A minha tia faleceu aos 36 anos, com cancro da mama. Uma pessoa maravilhosa, cheia de vida, com um coração enorme e tanto para dar. 9 anos depois dela partir, ainda sinto falta dela. De como eu adorava quando ela chegava à nossa casa ou quando a visitávamos, quando ela me levava a mim e à minha irmã ao cinema, a forma como ela nos mimava.. A tia maravilhosa que ela era. 
O cancro da mama apareceu-lhe pela primeira vez aos 28 anos. Não consigo sequer descrever em palavras o quanto esta situação me marcou - a imagem do meu pai a fechar-se na casa-de-banho com ela para lhe rapar o cabelo depois das primeiras sessões de quimio ainda está demasiado gravada na minha memória. Foram quase três anos de luta até a minha tia poder respirar fundo. Ela tinha vencido a batalha.  Aos 35 anos, as dores no peito levaram-na ao médico novamente. O cancro já tinha alastrado até aos pulmões. Obviamente que a minha tia continuava a fazer exames, mas não com a regularidade necessária. A prevenção podia ter salvado a vida da minha tia. A prevenção podia ter feito com que a minha tia estivesse ainda hoje a levar-me ao cinema. 
A morte dela fez com que a minha perspectiva de vida mudasse radicalmente em tudo, inclusive em termos de saúde. É por isso que anualmente realizo uma ecografia mamária. Por ter sentido a doença de perto e querer evitar ao máximo que me aconteça a mim. E é essa a mensagem que quero passar.
É muito importante que nós, enquanto mulheres, tenhamos a consciência que sim, o cancro existe e não acontece só aos outros. O cancro é uma doença silenciosa, que muitas das vezes, só se manifesta tarde demais. A prevenção começa pela apalpação, que facilmente pode ser feita em casa, e continua pelos exames que devem ser feitos regularmente. A qualquer sinal, não hesitem em consultar um médico porque é esse o gesto que pode salvar uma vida. Acreditem, a prevenção faz a diferença.

Hoje estamos aqui por um mundo mais rosa, por um movimento e para uma sensibilização - na luta contra o cancro da mama. 

Deixo aqui a listagem de meninas que gentilmente aceitaram participar neste desafio:
Um obrigado especial a estes doces 

Joana Bonjour
Telma Tavares
Vânia Coelho
Isa Freitas
Sandra Marina
Paula Cardoso
Helena Raquel
Mariana Dezolt 
Lenita Queiroz
Susana Silva
Edna Silva 
Nono Monteiro
Elisabeth Rodrigues
Trovoada dos Sonhos
Maria Inês Moreira
Rita Teixeira
Carina Franco
Petina Carvalho
Ana Margarida Pereira
Mii Silva
Leonor Ferreira
Jéssica Silva
Akira
Filipa Freitas





88 comentários

Comentar post

Pág. 1/9